Quando recebi o convite para escrever um texto para o blog mundo walmart, fiquei muito entusiasmada, não somente pela oportunidade da participação em si, mas porque acredito que quase sempre mais importante do que as respostas são as perguntas que fazemos. A reflexão sobre a pergunta proposta leva a um desdobramento “o que podemos fazer pelas pessoas do nosso planeta”?
Somos milhares de seres humanos convivendo juntos e partilhando o mundo, então como podemos melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e não somente de uma minoria privilegiada? Para fazer essa reflexão é essencial pensarmos em diversidade e diretos humanos. Segundo a declaração dos direitos humanos de 1948 “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
Entendemos Diversidade como a expressão que diz respeito às singularidades existentes entre os cerca de 7 bilhões de habitantes do globo terrestre. Assim o que de mais importante podemos fazer pelas pessoas do nosso planeta é lutar pela equidade de direitos para todos independente de suas características individuais.
Segundo o último Censo Ethos 2007, por exemplo, somente 11,5% do quadro executivo das grandes empresas é composto por mulheres, 3,5% por negros e 0,4% por pessoas com deficiência. Pessoas com idade acima de 56 anos compõe 16,5% e entre 16 a 24 anos 0,1% do quadro. E sabemos que as empresas são somente um reflexo das desigualdades presentes nas demais instituições da sociedade
E o que podemos fazer pelas pessoas do nosso planeta? No site Diversidade Global, abordamos algumas formas de agrupar ou nomear esses indivíduos que têm, ao longo da história da humanidade, sofrido processos de segregação e exclusão. Promover a diversidade e criar um mundo onde as pessoas vivam melhor significa criar uma cultura onde todos os indivíduos sejam igualmente capazes de concretizar suas realizações e atingir seus objetivos.
Disponível também em:
http://www.mundowalmart.com.br/o-que-podemos-fazer-pelas-pessoas-do-nosso-planeta/